A vida nem sempre nos dá uma segunda chance, por isso mesmo é preciso fazer da melhor maneira possível na primeira tentativa.
A personalidade é fundamental para ser um bom negociador. Pessoas carismáticas costumam levar vantagem na hora de quebrar o gelo e criar impatia.
Você conhece o sócio Sadim? Ele pode ser um velho amigo no qual você sempre confiou, pode ser aquele sujeito que parecia ser a pessoa certa para fazer o negócio funcionar.
Cuidado para não se tornar o elo fraco de sua equipe ou empresa. O jogo de se fingir de morto e sempre ficar de boca fechada, acaba fazendo com que você se torne irrelevante.
A sabedoria empreendedora de hoje nos traz a história de dois exploradores que enfrentavam uma dura caminhada na neve. Ao tomar suas decisões de negócios: às vezes, a sobrevivência dos outros pode significar a sua própria sobrevivência.
Muitas vezes você pode se encontrar em uma situação na qual você tem que recusar um projeto ou uma proposta. Sempre que isso acontecer, certifique-se de que você está agindo de forma ética em relação à pessoa ou à empresa que lhe apresentou a proposta.
Tão importante quanto ter uma boa idéia para vender é saber para quem vender sua idéia. Ao pesquisar possíveis investidores, não dê atenção apenas aos aspectos materiais.
Todo cuidado é pouco se você tiver o azar de ter que negociar com um Sadim. Quem conhece esse personagem sabe que ele é mestre em dizer uma coisa e fazer outra. Por isso, a prudência recomenda: nunca apresente uma idéia ou uma proposta sem pedir que a outra parte assine um termo de compromisso.
No ambiente de trabalho, convivemos com todo tipo de pessoa. Algumas são éticas e honestas. Outras, nem tanto. Cedo ou tarde vai aparecer alguém disposto a puxar o tapete, roubar uma idéia ou assumir créditos pelo que não fez. Só o talento e a eficiência garantem o sucesso duradouro, e isso ninguém pode roubar de você.
A sabedoria empreendedora traz a história de um general turco que recebeu a missão de invadir uma fortaleza crista. Ele não conseguiu taingir seu objetivo e seu exército fracassou. Depois de muita discussão eles encontraram um culpado que foi punido. Após isso o general atacou de novo o castelo e novamente foi derrotado.