Nos dias atuais, em organizações baseadas no trabalho em equipe, ganhar o respeito e a cooperação dos colegas e da equipe de funcionários é fundamental se você quiser que as pessoas lhe ajudem na realização das tarefas de maneira bem feita. É necessário criar uma equipe coesa e promover um ambiente de cooperação para concluir, com sucesso,projetos desde os mais simples aos mais complexos e críticos.
Um líder que é apaixonado por sua visão pode provocar entusiasmo e motivação entre seus empregados e colegas, e incentivá-los a alcançar o sucesso. Mas a forma como você elabora e apresenta as suas mensagens é fundamental para começar a envolver o resto da sua organização. Acredite em suas idéias com entusiasmo. Se você tiver convicção sobre suas idéias, planos, projetos ou direção a seguir, isso irá se refletir em sua voz, em suas palavras e em suas ações. Sua paixão será aparente e influenciará outras pessoas.
O conflito é uma conseqüência natural da interação humana. Coloque dois ou mais indivíduos juntos por um período de tempo significativo e, fatalmente, uma diferença de opinião ocorrerá. Quando os indivíduos se enfrentam e discordam sobre determinado assunto, podem tornar-se tão obcecados em defender seus pontos de vista que param até de se comunicar. Isso não quer dizer que os desentendimentos não possam ser produtivos: eles podem gerar diálogos construtivos, através dos quais novas idéias poderão ser geradas e implementadas. Entretanto, quando os conflitos impedem mudanças e destroem o espírito de equipe, é preciso saber controlá-los a tempo.
Encontre soluções para executar tarefas complexas e multifuncionais, no tempo previsto e dentro do orçamento, mas sem a pretensão de fazer tudo sozinho. A habilidade de planejar, coordenar e entregar projetos significa utilizar as habilidades necessárias de liderança para influenciar seus colaboradores, para que estes executem o trabalho.
Delegar tarefas e responsabilidades da forma correta é um dos maiores desafios encontrados pelos participantes de O Aprendiz. Muitas vezes vemos o gerente de projetos sucumbir à tentação de querer fazer tudo sozinho ou, então, de seguir na direção oposta: delegar incumbências sem maiores critérios e perder o controle de todo o projeto. A pessoa para a qual a tarefa foi delegada é responsável por sua execução. Contudo, a responsabilidade pelos resultados finais é sempre do líder.
A maioria dos chefes gosta quando seus subordinados comunicam efetivamente novas idéias, falam de inovações e melhores formas de atingir resultados. Em O Aprendiz, se tem algo que deixa Donald Trump irritado é quando um candidato começa a interrompê-lo repetidas vezes quando ele está falando. O público já presenciou essa cena diversas vezes e deve ter se espantado com a falta de tato que alguns participantes têm demonstrado ao se dirigirem ao chefe. Saber quando e o que falar é fundamental.
Muitas das tarefas de O Aprendiz envolvem o lançamento e/ou o posicionamento de um novo produto no mercado. Para competir e ser bem-sucedido nessa tarefa, tanto no programa quanto na vida, é necessário antes de tudo, conhecer bem o mercado para o qual o novo produto se destina. Esse conhecimento é importantíssimo na hora de elaborar a estratégia de lançamento, mas está longe de ser o único ingrediente para o sucesso. A cada dia o mercado torna-se mais complexo e competitivo e fatores intangíveis como a intuição e o feeling também desempenham um papel fundamental nesse processo. Compreender as forças internas e externas desse mercado irá impactar na lucratividade do produto e na sobrevivência da empresa.
No final da primeira temporada de O Aprendiz restaram quatro candidatos. Todos haviam se destacado na realização das tarefas propostas pelo reality show. Era chegada a hora de passarem por uma série de entrevistas conduzidas por membros do staff da Trump Organization. Com base em suas performances durante as entrevistas, dois candidatos foram eliminados e os outros dois ficaram para disputar a prova final. Ou seja, mesmo em reality show, que prioriza tarefas nas quais os participantes demonstram na prática suas habilidades, as entrevistas tiveram um papel decisivo na etapa final. Lembre-se que um resume maravilhoso poderá ter o poder de te levar até a entrevista, mas é ela, a entrrevista que irá lev-alo à oferta de emprego.
Muitos acreditam que os líderes ascendem naturalmente ao topo, enquanto outros acham que a liderança necessita ser desenvolvida e aperfeiçoada. A fim de impulsionar sua própria carreira como líder, você deve ser visionário, pioneiro, estrategista, comunicador, treinador, diplomata e político. Os líderes mais bem-sucedidos são os que se concentram no quadro geral bem como nos procedimentos operacionais.
No mundo dos negócios é preciso ter muito cuidado para não se iludir com as aparências. Por mais que a imagem seja importante, ela não sobrevive sem o conteúdo.