Ricardo Bellino conta a história de um mestre e um monge que conversavam sobre o significado das palavras. A mensagem que a história nos traz é que não se deve desprezar o que é aparantemente óbvio.
Quem é temido pelo uso arbitrário do poder não é um verdadeiro líder, como diz Ricardo Bellino. Só o líder consegue obter o apoio entusiasmado e a estima dos colaboradores e subordinados, sem o uso da tirania.
Ricardo Bellino destaca a necessidade de se conciliar entusiasmo com discernimento ao propor uma idéia. Um raciocínio desapaixonado permite avaliar com segurança os prós e contras para nos certificarmos se a idéia é mesmo viável.
Só os Sadins da vida acreditam que generosidade e negócios não combinam. “A mais poderosa força dos negócios é o amor”, diz Tim Senders, executivo da Yahoo!. São pensamentos como esse que distinguem quem é Midas de quem é Sadim.
O Prêmio Empreendedor do Ano é uma ótima oportunidade para ver o poder das idéias em ação e os frutos que isso pode render, já que todos os indicados são pessoas que conseguiram criar negócios com apenas uma idéia na cabeça e muito entusiasmo no coração.
A sabedoria empreendedora traz uma história de um mestre japonês que recebeu a visita de um estudioso que falava sem parar. Ele serviu chá ao visitante até transbordar, ao que ele reclamou que a xícara estava cheia. O mestre então respondeu que a xícara estava tão cheia quanto ele, cheio de opiniões e sem espaço para aprender nada novo. A história nos ensina que devemos esvaziar a nossa “xícara” constantemente e saber ouvir os outros sem a preocupação de falar para demonstrar inteligência, especialmente em reuniões de negócio.
Perder um emprego, uma posição ou um negócio faz parte de vida. Em vez de chorar o leite derramado, devemos perceber que a nossa determinação, que é o que realmente importa, ninguém pode tirar de nós. Enquanto você manter essa chama acesa, qualquer perda material será facilmente recuperável e você conseguirá dar a volta por cima.
Qualquer idéia passar por um processo de concepção, quando há o estalo; gestação, quando ela amadurece, e por fim, o parto, quando ela sai da cabeça e se transforma em algo concreto, como um negócio. Quando o parto nunca chega para uma idéia, ela vira uma fixação e um obstáculo ao crescimento de quem a preserva.
Embora se considere um líder nato, o rei Sadim não sabe nada de liderança, e quando assume o papel, é um desastre. Como o poder lhe sobre facilmente à cabeça, ele não se acanha em cometer qualquer tipo de abuso.
Ricardo Bellino conta a história de um mestre zen que, após surpreender um ladrão saindo de mãos vazias, lhe oferece alguns pertences, e reflete: “de que adianta levar essas poucas coisas se ele não pode levar a lua?” A história mostra que perder um empregou, um negócio ou uma oportunidade é parte da vida. As coisas que realmente importam como auto-estima, determinação e a força de vontade, só podem lhe ser tiradas se você permitir.