Em seu livro Como Ficar Rico, Donald Trump afirma que não faz negócios apenas para enriquecer, ele os faz pelo prazer em fazer. “Negócios são a minha forma de arte”, revela o bilionário americano.
A Sabedoria Empreendedora nos conta quem realmente precisa de constante aperfeiçoamento pessoal. Um dos maiores equívocos que podemos cometer é achar que já sabemos tudo.
Mantenha uma atitude positiva. A experiência e também a ciência mostram que isto realmente funciona. As pessoas felizes são as que tem melhores chances de ganhar mais dinheiro, pois sua atitude positiva, facilita os relacionamentos, abre mais portas e cria novas oportunidades.
Mencionei diversas vezes que a convicção é fundamental para que possamos transformar nossas idéias em negócios de sucesso. Mas de onde vem esta convicção? A convicção vem da paixão. Não basta apenas gostar do que se faz, é preciso ter paixão pelo que se faz.
Na grande final da etapa nacional do empreendedor do ano o empresário Abraham Kasinski, o fundador da Cofap, será homenageado por sua trajetória profissional. A história de Kasinski, é uma síntese do poder do espírito empreendedor. Filho de imigrantes russos, ele transformou uma loja de pneus usados, na maior fabricante de autopeças da América Latina.
A sabedoria empreendedora nos mostra como uma técnica de combate dos samurais pode ser utilizada no mundo dos negócios. O guerreiro japonês Miyamoto Musashi, considerado o maior samurai de todos os tempos, conta em seu livro da técnica chamada movimentar a sombra.
Existe uma grande diferença entre inspirar-se no exemplo de alguém e comparar-se a alguém. No primeiro caso olhamos para os outros com olhar e atitude de quem está tentando aprender. As comparações por outro lado, não trazem benefício algum.
O verdadeiro otimista não foge dos problemas, ele os encara de frente, prepara-se para o pior e sempre tenta encontrar o que pode haver de positivo em uma situação, e se não houver nada de positivo ele trata de criar algo.
A percepção que o investidor tem de você ou da sua idéia é o que fará fechar o negócio. Não basta que a idéia seja boa e você seja competente, é preciso fazer com que a pessoa que você está conversando acredite nisso.
As pessoas com o toque de Midas acabam se destacando como líderes eficazes. É o caso dos indicados ao Prêmio Empreendedor do Ano 2006, que anunciará o vencedor em 28 de março. Ele irá representar o Brasil no prêmio máximo do empreendedorismo mundial em Monte Carlo.