Ricardo Bellino conta a história do discípulo que queria saber quanto tempo levaria para se tornar um sábio se ele se dedicasse a livros e estudos teóricos diários. O mestre respondeu que, nesse caso, ele levaria muito mais tempo do que o necessário. A fábula demonstra que, mais importante que ter o conhecimento, é aplicá-lo na prática.
A experiência adquirida com tentativos e erros pavimenta o caminho para o sucesso duradouro. Ricardo Bellino fala sobre a importância de se errar quando ainda é possível, para que não se cometa erros nas horas impróprias.
Escutar com atenção o que a outra pessoa está dizendo é uma arte, e das mais difíceis. Ricardo Bellino fala sobre como dominar essa arte e impedir que a vaidade e o impulso de exibir inteligência atrapalhem o diálogo e a criação de empatia entre você e o interlocutor.
A expressão “teimoso como uma mula” cai como uma luva no rei Sadim. Ricardo Bellino fala sobre uma das características mais marcantes dessa personalidade, a de nunca dar o braço a torcer e, dessa forma, não admitir nem reparar erros.
Conheça com Ricardo Bellino o funcionamento e as categorias do maior prêmio de empreendedorismo do mundo, que está com as inscrições abertas. A premiação da etapa brasileira acontece em março de 1006 em São Paulo. Inscreva-se pelo site www.empreendedordoano.com.br e conte sua história de sucesso.
Ricardo Bellino conta a história do gato que vivia no sótão de um mosteiro e, por fazer muito barulho, foi amarrado. O tempo passou e o monge que teve a idéia de amarrar o gato morreu, assim como o animal. Por tradição e sem saber o motivo, os novos monges compraram outro gato e o amarraram no sótão. Essa história demonstra a importância de se distingüir a solução de um hábito, para que este não vire um problema.
O personal empreendedor Ricardo Bellino fala da importância do comprometimento com o sucesso para quem quer ser bem-sucedido, o que significa saber traçar uma ação planejada que disponha da melhor forma os recursos que o levem a um objetivo.
Ser dotado de um alto nível de inteligência social é ter muita competência para se comunicar com outros, o que em uma negociação ou venda de uma ideia, e essencial, como diz Ricardo Bellino. Saber relacionar-se com as pessoas, implica, entre outras coisas, saber ouví-las e respeitá-las.
A inveja é uma característica marcante de pessoas com a personalidade do rei Sadim e algo inevitável no mercado de trabalho. Ricardo Bellino apresenta os números de uma pesquisa que confirmam isso e ensina que, já que não há como escapar dos invejosos, procure não se desgastar com eles.
Criado em 1986, o mais prestigiado prêmio de empreendedorismo do mundo assimilou ao longo dos anos uma série de novas categorias, como conta Ricardo Bellino.