Notícias

Hans Donner se une a empresário em plano educacional


20 de novembro de 2013 | 17h 04

ELIZABETH LOPES - Agência Estado

 

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,hans-donner-se-une-a-empresario-em-plano-educacional,1098781,0.htm

Uma pesquisa da Chicago University revela que apenas 6,3% do que é ensinado nas escolas tradicionais é retido pelos alunos. Com base na constatação de que a totalidade do que é ensinado, ou seja 93,7%, não é aproveitado e que é preciso criar novos meios de aprimorar a área básica para o desenvolvimento de qualquer nação, a Educação, o empreendedor brasileiro Ricardo Bellino convidou um dos designers de televisão mais famosos do mundo, o austríaco naturalizado brasileiro Hans Donner, para projetar o logo e o prédio que servirá de plataforma para a escola que pretende revolucionar o ensino, denominada o SOL 111.

 

 

Bellino lembra que o Brasil é a 6ª economia mundial, mas ocupa apenas a 60ª colocação quando se refere à economia digital. "Essa baixa performance é atribuída ao fato de que o sistema educacional brasileiro é incapaz de formar e treinar os profissionais solicitados pelas empresas. Por outro lado, os empregos de amanhã vão demandar excelência em tecnologia digital, design e inovação", destaca.

 

Como resposta a este desafio, nasceu o SOL 111, que segundo o empresário, será uma escola que vai revolucionar o ensino, trocando a teoria das salas de aula pela prática e experiências vivenciadas na vida real. "O foco da escola será a formação de novas lideranças, com ênfase na construção de heróis empreendedores do mundo da inovação. Aprender fazendo é a sua marca registrada, marca criada pela gênio do design Hans Donner", complementa Bellino.

 

"Muito se tem falado em legado nesta chamada década de ouro do Brasil. Mas acho que a maior herança que podemos deixar para as próximas gerações é um novo modelo de ensino baseado no ''aprender fazendo'' que seja uma alternativa real para os jovens deste País", destaca Hans Donner, que há mais de 30 anos criou a imagem gráfica da TV Globo e revolucionou este setor.

 

Foi pelas mãos criativas de Hans Donner que nasceu a marca mítica da TV Globo e suas mágicas vinhetas e aberturas. A Donner também foi dado, pelo fundador do SOL 111, o desafio de projetar o prédio que vai servir de plataforma de lançamento das ideias "que deverão revolucionar o Brasil e o mundo nos próximos anos", avalia Bellino. A inspiração que sai da prancheta de Donner veio de seu projeto Timension, que dá uma nova dimensão do tempo: http://files.net-fs.com/2378190/show/1/we/index.htm.

 

Bellino e Donner avaliam, neste momento, a melhor localização para a implantação da sede do SOL 111, considerando, entre outros fatores, a facilidade de acesso. "O projeto tem potencial para mudar a cara do sistema de ensino, não só no Brasil, mas em vários países do mundo", destaca o empresário. 


Compartilhe: