Empresário carioca que trouxe a agência de modelos Elite ao Brasil lança plataforma virtual de ensino para mapear jovens empreendedores
Sem medo do risco e com grande poder de influenciar pessoas, o empresário carioca Ricardo Bellino diz não sentir falta de um diploma para sua carreira de 25 anos como "empreendedor serial".
Mais ainda: está decidido a ensinar aquilo que não se aprende na escola.
Para isso, desenvolve uma plataforma virtual de ensino, chamada School of Life (Escola da Vida), a ser lançada nos próximos meses.
A ideia é, com uma rede social formada por jogos, ensinar habilidades necessárias ao empreendedorismo e identificar talentos.
Os "alunos" que se destacarem serão convidados para uma temporada de um mês na base da escola, em Stanford (EUA), no Vale do Silício.
EMPREENDEDOR
Aos 21 anos, a trajetória de Bellino teve início com uma ideia que parecia impossível: trazer a agência de modelos Elite para o Brasil.
Sem falar bem inglês nem entender de moda e com pouco dinheiro, a solução foi largar a faculdade conseguir um emprego como carteiro da DHL para viajar levando documentos. Para ser recebido, enviava telex para John Casablancas, dono da agência.
Depois da sexta viagem, diz, conseguiu um encontro. O empresário ficou impressionado com a atitude do jovem e permitiu que ele representasse a marca no Brasil e procurasse parceiros.
Mais tarde, a agência realizava concursos e revelava a modelo Gisele Bündchen.
É esse tipo de atitude que Bellino espera dos futuros empreendedores.
"Existem muitas competições que tentam identificar bons projetos. Mas muitos fracassam devido à personalidade do empreendedor."
Na School of Life interessam menos as ideias do que a personalidade, diz. "Ele deve ter habilidades como superação, trabalho em equipe e autoconfiança."
Com patrocínio de Bellino, o projeto da School of Life foi desenvolvido dentro de um curso intensivo de 40 dias realizado em Barcelona pelo Imagine Creative Center. A equipe contou com um brasileiro (o jornalista Anderson Hartmann), um mexicano e um espanhol.
TRÊS MINUTOS
De sua biografia, que inclui trazer a camiseta da campanha de combate ao câncer de mama ao Brasil, o episódio mais famoso é o encontro com o bilionário americano Donald Trump, em 2003.
Convencido de que interessaria ao americano fazer um clube de golfe de luxo no Brasil, conseguiu uma conversa.
Porém, o dia de Trump não era dos melhores. Com pouca paciência, deu três minutos para Bellino falar.
O brasileiro levou a conversa para um caminho inusitado. "Mostrei como ele ignorava o mercado brasileiro. Perguntei se ele sabia que o Brasil é um dos maiores consumidores de Ferrari do mundo e disse que a marca Trump poderia ir para lá."
A parceria foi feita e trouxe notoriedade ao empresário brasileiro. A história foi contada no "New York Times" e no "Financial Times". Também foi inspiração para o livro "3 Minutos para o Sucesso", com prefácio de Trump. Mais tarde, o projeto foi abandonado. "Tomou outro rumo, mas trouxe coisas boas. A amizade dura até hoje", diz ele.
Sua habilidade para atrair pessoas atravessa rivalidades políticas. Em outubro, Bellino recebeu seu visto permanente para residir nos EUA, com o título de "Cidadão de Extraordinária Habilidade", das mãos do presidente Barack Obama em um jantar.
Não perdeu a oportunidade de uma boa risada: "Agradeci e disse a ele que era amigo de seu inimigo número um, Donald Trump".
Fonte: Folha de São Paulo